UMA JORNADA DE SABORES: De Macapá a Santiago, Gastrólogo João Paulo Leite
- João Paulo Leite

- 9 de jun.
- 2 min de leitura

Para mim, a gastronomia transcende o simples ato de comer. É um portal que me conecta com as pessoas, um elo de afeto e de boas recordações. Em inúmeros momentos da vida, as lembranças mais queridas vêm à tona através dos aromas, dos sabores e de todas as sensações que só uma boa comida é capaz de proporcionar. É essa magia que me encanta e que pretendo compartilhar nesta coluna.
Cresci na nossa amada Macapá, imersa na rica cultura Tucuju. Contudo, aos 26 anos, senti o chamado de uma nova jornada por sabores. Decidi que era o momento de me aprofundar na gastronomia, o que me levou a Santiago, no Chile, para me profissionalizar e ter acesso a novos ingredientes e técnicas.
Doze anos se passaram, e ainda resido em Santiago, a gastronomia me proporcionou alegrias e experiências que jamais poderia imaginar. Tive a oportunidade de atuar ao lado de grandes chefs de cozinha, de conhecer culturas através dos alimentos e de desbravar um mundo de possibilidades. Essa paixão, que me tirou do meu lugar de origem, agora é meu universo de descobertas e aprendizados constantes.
Estar aqui em Santiago não diminuiu o orgulho que tenho de ser nortista. Pelo contrário, intensificou minha paixão por difundir a rica gastronomia da nossa região por onde passo. Levo comigo não apenas as técnicas e conhecimentos adquiridos, mas também os sabores, os aromas e a essência da cultura Tucuju, compartilhando um pedaço do nosso Norte com o mundo.
Com muito orgulho, terei nesta coluna um espaço dedicado a você, leitor, para conectá-lo em uma viagem fantástica pelo mundo da gastronomia. Apresentarei de forma íntima e marcante as experiências e conexões que venho construindo desde o início da minha trajetória como cozinheiro.
Preparem-se para desbravar sabores e histórias que unem pessoas e cultura através da paixão pela comida.



Comentários