Projeto “Jovem Descolado” reúne mais de 300 jovens para desenvolver habilidades profissionais no Amapá
- Lorena Senna

- 13 de out.
- 2 min de leitura
O Governo do Amapá, em parceria com o Sebrae-AP, promoveu no sábado (12) uma grande atividade extraclasse do projeto “Jovem Descolado”, reunindo mais de 300 jovens dos municípios de Mazagão, Santana e Macapá no Museu Sacaca, na capital. A iniciativa tem como foco impulsionar o protagonismo da juventude, fortalecer competências socioemocionais e preparar os participantes para o mercado de trabalho.

Nesta edição, os jovens colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante os cursos oferecidos pelo projeto, com atividades ao ar livre que estimularam liderança, trabalho em equipe, empatia e inteligência socioemocional.
Uma das participantes, Vitória Ferreira, de 19 anos, destacou o impacto positivo da experiência.
“Em pouco tempo que faço parte do ‘Jovem Descolado’, já me desenvolvi bastante, principalmente em características que eu mesma não percebia. Está sendo um momento de autoconhecimento. Também aprendemos sobre empatia e empreendedorismo. Participar deste momento é muito gratificante”, relatou.
De acordo com a gestora da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), Priscila Magno, o projeto tem mostrado resultados expressivos: cerca de 40% dos jovens conseguem emprego após os cursos e 20% abrem seus próprios negócios.
“Esse momento foi pensado para que esses jovens pratiquem tudo o que aprenderam. O ‘Jovem Descolado’ tem transformado vidas, oferecendo oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho”, afirmou a gestora.
O gerente de educação do Sebrae-AP, Maikon Richardson, explicou que, ao final da capacitação, os participantes terão acesso a um balcão de oportunidades e a um edital de fomento para incentivar novos negócios.
“O programa desenvolve habilidades empreendedoras, trabalha empregabilidade e aproxima os jovens das empresas. Eles aprendem a liderar, comunicar, trabalhar em equipe e resolver problemas — competências fundamentais no mercado atual”, destacou.
Sobre o projeto
O “Jovem Descolado AP” é um programa gratuito voltado para jovens de 17 a 29 anos, com o objetivo de ampliar a empregabilidade e estimular o empreendedorismo. A iniciativa oferece uma trilha de capacitação com cursos e dinâmicas práticas em municípios como Macapá, Santana e Mazagão, ajudando jovens a ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.



Comentários