Polícia Civil desarticula “tribunal do crime” em Santana e prende cinco envolvidos em julgamentos clandestinos
- Lorena Senna

- 26 de set. de 2025
- 1 min de leitura
A Polícia Civil do Amapá deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação Tormentum, que resultou na desarticulação de um “tribunal do crime” no bairro dos Remédios, em Santana. A ação cumpriu quatro mandados de internação, um de prisão preventiva e cinco de busca domiciliar, tendo como alvos um adulto e quatro adolescentes.
De acordo com o delegado Bruno Braz, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Santana (1ª DPS) e responsável pela investigação, o grupo fazia parte de uma organização criminosa e era liderado por um menor de idade. Eles são apontados como responsáveis por sequestrar, julgar e aplicar castigos violentos contra vítimas escolhidas de forma arbitrária.

Crimes violentos
Segundo a investigação, no dia 15 de setembro, o grupo sequestrou e torturou um jovem com deficiência auditiva e transtornos mentais, suspeitando que ele fosse integrante de uma facção rival. “Sob a mira de armas de fogo, ele teve o cabelo raspado, foi agredido e teve a sigla da facção riscada com faca no peito e na cabeça. Por pouco não morreu”, relatou Braz.
Ainda nesta semana, os criminosos sequestraram um idoso alcoolizado, que acabou espancado e ficou com o rosto desfigurado. Há indícios de ao menos outros três julgamentos clandestinos, mas as vítimas ainda não formalizaram denúncia por medo de represálias.
Operação
A ação contou com 18 policiais civis, apoio da Operação Protetor, além de equipes da Delegacia da Infância e Juventude de Santana e da 2ª DPS.
O delegado acredita que, com a prisão e apreensão dos envolvidos, novas vítimas terão coragem de denunciar os crimes.



Comentários