top of page

Mulheres amapaenses participam de concurso da Mangueira com samba-enredo em homenagem ao Mestre Sacaca

O Carnaval 2026 vai ganhar um toque especial da cultura do Amapá. Três mulheres que são referências na preservação das tradições locais — Verônica dos Tambores, Piedade Videira e Laura do Marabaixo — estão participando do concurso de samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, com uma obra dedicada ao Mestre Sacaca.


ree


Inspirada na história e nos ensinamentos do Mestre Sacaca, a composição celebra a diversidade, a resistência e a riqueza cultural do povo amapaense. “No sopro do vento que vem do Rio e beija o Amapá, nasceu um canto. Escrevemos mais que um samba, uma poesia dedicada ao Mestre Sacaca”, afirmam os autores.


A etapa Amapá do concurso acontece no dia 15 de agosto. O samba vencedor seguirá para a final no Rio de Janeiro, representando o estado na comunidade verde e rosa da Mangueira.


Descrito pelos participantes como um projeto coletivo e genuinamente amapaense, o trabalho é feito com amor, dedicação e o som que corre nas veias de quem vive e respira cultura popular. A iniciativa é também um convite para que toda a população apoie e valorize o talento local.

Comentários


bottom of page