top of page

MESMO SEM CASOS NO AMAPÁ, SVS EMITE ALERTA PREVENTIVO PARA RISCO DE INTOXICAÇÃO POR METANOL EM BEBIDAS


Após a ocorrência de casos de intoxicação por metanol em bebidas, o Ministério da Saúde enviou a todos os estados e municípios do país uma nota técnica orientando que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação.

 

No Amapá, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) emitiu, na quinta-feira, 2, um alerta epidemiológico de caráter preventivo. Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), até o momento não há registros de casos suspeitos ou confirmados no estado.

 

O alerta foi motivado por registros recentes em São Paulo e Pernambuco, ainda em investigação. A SVS reforça que a intoxicação por metanol é considerada grave, podendo causar cegueira permanente e até levar a óbito. A substância pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas ou clandestinas, além de produtos como combustíveis, solventes e líquidos de limpeza.

 

A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) de Macapá também emitiu comunicado à população. A orientação é que qualquer pessoa que apresente sintomas incomuns após o consumo de bebida alcoólica procure imediatamente atendimento em uma unidade de saúde. O tratamento pode envolver hidratação venosa, correção da acidose, uso de antídotos específicos e, em casos graves, hemodiálise.

 

Os principais sintomas podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Neste momento em que há uma alta nas notificações no país, é importante redobrar a atenção porque os sinais se associam aos de uma ressaca comum. São eles: 


  • Dor abdominal; 

  • Visão adulterada; 

  • Confusão mental; 

  • Náusea. 

 

Foto: Agência Gov – Via Ministério da Saúde

Comentários


bottom of page