top of page

Governo do Amapá reforça segurança no Iapen e apreende celulares na área externa do presídio

O Governo do Amapá, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), segue intensificando ações de combate à entrada de materiais ilícitos no sistema prisional. Em mais uma operação realizada nesta quinta-feira (17), policiais penais apreenderam 14 celulares, porções de drogas, carregadores, baterias e tesouras na área externa da penitenciária.

A ação começou quando agentes plantonistas avistaram um suspeito tentando esconder os objetos em uma tubulação de esgoto que dá acesso ao pavilhão F4, onde estão presos de alta periculosidade. Após disparos de alerta, o indivíduo fugiu e a equipe de ronda foi acionada. O material foi encontrado e apreendido antes de entrar na unidade.


Segundo o diretor do Iapen, delegado Luiz Carlos, a rápida resposta dos agentes foi fundamental para impedir a entrada dos celulares. “A atividade ocorreu durante a madrugada. Nossas guarnições foram ágeis e conseguimos evitar a entrada desses equipamentos. Isso mostra a eficácia das medidas adotadas para reforçar a segurança no sistema prisional”, destacou.


Como parte do reforço estratégico, o Iapen atualizou o Procedimento Operacional Padrão (POP) e iniciou a execução do Plano de Segurança Orgânica, que prevê medidas para proteção interna e externa das unidades. Uma das primeiras ações foi um sobrevoo técnico realizado pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), com o objetivo de identificar vulnerabilidades no entorno do presídio.


O Iapen também vem registrando reduções significativas nas apreensões de ilícitos. Durante a 8ª fase da Operação Mute, foi registrada uma queda superior a 50% na entrada de celulares e acessórios em comparação com fases anteriores.


As ações mostram o compromisso do Governo do Estado com a segurança e o controle dentro do sistema penitenciário.


Foto: Agência Nagib

Comentários


bottom of page