'Carreta Delas' inicia montagem em Santana e vai oferecer atendimentos de saúde gratuitos à população
- Lorena Senna

- 22 de set.
- 2 min de leitura
A população de Santana começa a se preparar para receber, entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro, a estrutura do projeto “Carreta Delas”, iniciativa do Governo do Amapá que vai levar consultas, exames e ações educativas de saúde diretamente à comunidade. Os atendimentos acontecerão na Praça do Fórum, no bairro Vila Amazonas.

As carretas já estão no município e passam pela fase de montagem. A estrutura conta com consultórios médicos e odontológicos equipados, salas para exames de imagem e laboratório, além de ambulância para suporte, garantindo segurança e qualidade no atendimento.
Serão ofertados serviços gratuitos em até 14 especialidades médicas, como cardiologia, ginecologia, endocrinologia, além de ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma e telemedicina. A expectativa é realizar até 500 atendimentos por dia em Santana.
O objetivo principal é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, com destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e de colo do útero.
Como participar
Os atendimentos poderão ser feitos por agendamento prévio, que será divulgado nas redes sociais do Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras). Também haverá atendimento por ordem de chegada (livre demanda), ampliando as oportunidades para quem não conseguir agendar.
Programação confirmada do Carreta Delas
26 de setembro a 5 de outubro – Santana (Praça do Fórum, bairro Vila Amazonas)
31 de outubro a 9 de novembro – Mazagão (Praça 15 de Novembro – anfiteatro)
5 a 14 de dezembro – Porto Grande
16 a 25 de janeiro de 2026 – Macapá (Zona Sul)
27 de fevereiro a 8 de março de 2026 – Macapá (Zona Norte)
O projeto prevê 50 mil atendimentos itinerantes em 12 meses, sendo 6 mil voltados exclusivamente às mulheres.



Comentários