Bioeconomia, justiça climática e transição energética marcam programação da Semana do Clima da Amazônia em Belém
- Cidade News

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A cidade de Belém (PA) sediará, entre os dias 29 de junho e 4 de julho de 2026, a II Semana do Clima da Amazônia, evento que reunirá representantes do setor público, empresas, pesquisadores, organizações da sociedade civil, povos indígenas, juventudes e lideranças comunitárias para discutir soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.
A programação contará com mais de 50 eventos autogestionados, realizados entre os dias 1º e 4 de julho, em diversos espaços da capital paraense e também em formato online. As atividades abordarão temas como justiça climática, bioeconomia, saúde, direitos humanos, sustentabilidade e transição energética.
Entre os destaques está a série "ABC do Clima e Saúde", promovida pela Afya Belém, que discutirá os impactos das mudanças climáticas na saúde, prevenção de doenças e adaptação aos efeitos do clima.
A transição energética em territórios indígenas também terá espaço na programação. O UNICEF e o Projeto Saúde & Alegria apresentarão experiências desenvolvidas nos territórios Yanomami, em Roraima, e Munduruku, no Pará.
Outro tema em evidência será a sociobioeconomia. A Secretaria Adjunta de Bioeconomia da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas-PA) promoverá o evento "Sociobioeconomia Viva: Povos e comunidades na liderança da transição justa nos territórios", debatendo o protagonismo das populações amazônicas na construção de modelos sustentáveis de desenvolvimento.
As discussões também envolverão infraestrutura sustentável, desafios logísticos da floresta, acesso a políticas públicas para jovens agricultores, saúde mental das juventudes indígenas e direitos humanos.
Segundo Lucimar Souza, diretora de Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), a Semana do Clima representa uma oportunidade de ampliar a participação da população amazônica nas discussões globais sobre mudanças climáticas.
"O principal legado da primeira edição foi trazer de forma estruturada para a Amazônia o debate sobre clima e a busca por soluções para os desafios da região", destacou.
A edição de 2026 será a primeira realizada após a COP30 e terá entre seus objetivos monitorar os compromissos assumidos durante a conferência, fortalecer o protagonismo de povos originários, juventudes e mulheres, além de atrair investimentos voltados ao desenvolvimento regenerativo.
A programação será estruturada em seis eixos temáticos ligados à Agenda de Ação da COP30, incluindo transição energética justa, economias regenerativas, sociobioeconomia, direitos territoriais, cidadania, ciência, inovação e saúde.
Realizada pela primeira vez em 2025, a Semana do Clima da Amazônia reuniu mais de quatro mil participantes e promoveu mais de 100 horas de programação.
Serviço
II Semana do Clima da Amazônia
📅 Data: 29 de junho a 4 de julho de 2026
📍 Local: Belém (PA)
🌐 Informações e inscrições: semanadoclimaamazonia.com.br







Comentários