top of page

AÇÃO INTEGRADA DAS POLÍCIAS CIVIS DO AP E AM DESARTICULA GRUPO CRIMINOSO ESPECIALIZADO EM GOLPES COM CARTÕES DE CRÉDITO


A Polícia Civil do Amapá, em ação integrada com a Polícia Civil do Amazonas, prendeu dois homens e uma mulher e desarticulou um grupo criminoso especializado em golpes com cartões de crédito clonados (fraude por chargeback). A operação ocorreu na sexta-feira, 26, e foi coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Fraude Eletrônica do Amapá e pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações do Amazonas.


A investigação teve início após uma rede de farmácias de Macapá registrar ocorrência relatando que um cliente havia realizado cinco pedidos de canetas de emagrecimento — medicamento de alto custo que exige refrigeração — por WhatsApp, alegando estar em outra cidade. Após cada pedido, o cliente solicitava o link de pagamento para concluir a compra à distância, utilizando cartões de crédito.


Embora os pagamentos tenham sido inicialmente confirmados, a operadora do cartão notificou posteriormente a farmácia sobre a contestação das transações, alegando fraude, resultando no estorno de R$ 96.975,00, prejuízo total para a vítima.


A investigação revelou um esquema sofisticado de fraude eletrônica com atuação interestadual, conectando os suspeitos por rastreamento financeiro, digital e logístico. O grupo, sediado em Manaus, atuava há pelo menos cinco anos e vitimava empresas em diversos estados, com divisão de tarefas bem definida.


Os três envolvidos foram presos em Manaus e indiciados por fraude eletrônica e associação criminosa. Eles permanecem à disposição da Justiça e podem ser condenados a penas de até 43 anos de reclusão.


Foto: PC/Divulgação

Comentários


bottom of page