Ataque a tiros em escola na Áustria deixa dez mortos
- Hugo Delleon

- 10 de jun. de 2025
- 2 min de leitura

Um tiroteio em uma escola na cidade de Graz, segunda maior cidade da Áustria e a 20km da capital Viena, deixou dez mortos, além de pessoas feridas nesta terça-feira (10/6), segundo as autoridades locais.
Entre os mortos, estão estudantes, pelo menos um adulto, e o suspeito de ser o atirador no ataque à escola Dreierschützengasse.
Não está claro, até o momento, se o atirador era um aluno ou ex-aluno da escola.
O chanceler austríaco, Christian Stocker, descreveu o ataque como uma tragédia nacional que "atinge o coração do nosso país".
"Eram jovens que tinham a vida inteira pela frente. Um professor que os acompanhou nessa jornada", afirmou ele, que cancelou seus compromissos anteriormente agendados para o dia.
Uma operação policial está em andamento depois que tiros foram registrados na escola Dreierschützengasse.
A polícia disse que enviou ao local do ataque sua unidade tática especializada Cobra, que lida com ataques e situações de reféns, junto com suas equipes de resposta normais.
Também foi emitido um alerta de desastre para os hospitais locais.
De acordo com o jornal austríaco Kronen Zeitung, os alunos feridos estão sendo atendidos no Helmut List Hall, um local de eventos muito próximo à escola.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também se pronunciou, dizendo que a notícia do tiroteio em Graz a tocou "profundamente".
"As escolas são símbolos de juventude, esperança e futuro. É difícil suportar quando as escolas se tornam locais de morte e violência", acrescentou von der Leyen.
"Meus pensamentos estão com as vítimas, suas famílias e amigos", escreveu ela no X, além de expressar gratidão aos serviços de emergência "nestes momentos difíceis".



Comentários