APONTADO COMO CHEFE DO TRÁFICO EM ÁREAS DE PONTE NO CONGÓS, ‘ICO’ MORRE EM CONFRONTO COM A COMPANHIA DE CHOQUE
- Hugo Delleon

- 25 de set. de 2025
- 1 min de leitura

Um suspeito identificado como Willen Xavier dos Santos, de 31 anos, conhecido como “Ico”, morreu na noite desta quarta-feira, 24, após confronto com policiais da Companhia de Choque do Bope, em uma área de pontes do bairro Congós, zona sul de Macapá.

De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe recebeu denúncia anônima de moradores, que relataram a presença de indivíduos armados na 18ª Avenida do Congós. Eles estariam comercializando entorpecentes e ameaçando transeuntes.
No local, os policiais foram recebidos a tiros após tentarem abordar um indivíduo armado que correu para dentro de uma residência. A guarnição reagiu e atingiu o suspeito. O Samu foi acionado e confirmou o óbito.
Segundo a Polícia, “Ico” possuía extenso histórico criminal. Em 2024, foi preso em Tartarugalzinho durante tentativa de homicídio contra um rival de facção criminosa, utilizando uma motocicleta com restrição de roubo/furto. Também respondia por tráfico de drogas, associação criminosa e roubos qualificados.

No ano anterior, havia sido indiciado por roubo majorado, tráfico e associação criminosa. Ele atuava em conjunto com outros faccionados, dominando áreas de ponte, expulsando moradores e praticando roubos.
Desde que foi colocado em liberdade em 19 de agosto deste ano, por decisão judicial, o suspeito teria assumido a função de liderança de uma facção criminosa, controlando o tráfico de drogas no Congós e intimidando moradores.
A ocorrência foi apresentada no Ciosp do Pacoval, juntamente com o material apreendido, como colete balístico, munições e armas, para as devidas providências.
Fotos: Bope/Divulgação



Comentários