PRODUÇÃO DE MEL NO AMAPÁ GANHA DESTAQUE INTERNACIONAL COM NEGOCIAÇÕES EM DUBAI
- Cidade News

- 26 de jan.
- 2 min de leitura

A produção de mel no Amapá ganhou projeção internacional durante a Gulfood, em Dubai, uma das maiores feiras de alimentos do mundo. Representantes da Coopemel, cooperativa sediada no estado, participam do evento com o objetivo de ampliar mercados, fortalecer parcerias comerciais e apresentar a diversidade do mel produzido na região.
A primeira cooperativa a integrar a Rota do Mel foi a cooperativa presidida por Luciano, em Minas Gerais, referência nacional no setor. A experiência acumulada, inclusive com exportações para países como Bélgica, Alemanha e outros mercados internacionais, tem contribuído para o intercâmbio de conhecimentos e para o avanço das negociações com produtores do Amapá.
Durante a Gulfood, a Coopemel mantém diálogo com produtores de outras regiões do país, fortalecendo a troca de informações e a construção de parcerias estratégicas voltadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva do mel.
Representando o Amapá, participa das articulações o presidente da Copermel, Júlio César Avelar, jovem liderança do cooperativismo no estado. A iniciativa busca fortalecer a produção local, incentivar o intercâmbio de experiências e abrir novas oportunidades de negócios para os produtores amapaenses.
No evento, também é apresentada a diversidade de méis brasileiros, com destaque para o mel de copaíba, o mel do café e o mel da arueira, conhecido por suas propriedades medicinais. A troca de conhecimentos tem como foco agregar valor ao produto e ampliar a competitividade do mel brasileiro no mercado internacional.
As negociações avançam para a formalização de parcerias que podem resultar na circulação do mel entre o Amapá, Minas Gerais e outros mercados, fortalecendo a economia regional, incentivando o cooperativismo e ampliando as perspectivas de exportação. A expectativa é de que novas etapas do projeto sejam anunciadas nos próximos meses.


Comentários