top of page

Equinócio das Águas poderá ser visto durante programação no Marco Zero, em Macapá

Nesta quinta-feira (20), acontece o 'Equinócio das Águas' que marca a transição de estações nos hemisférios Norte e Sul. O fenômeno que poderá ser observado no Marco Zero do Equador, localizado na Zona sul de Macapá vai contar com uma extensa programação cultural.


O fenômeno poderá ser observado a partir das 6h02 da manhã. No Marco Zero, o evento inicia a partir das 9h da manhã e segue até as 17h, com oficinas educativas, apresentações no Planetário Móvel e exposições de trabalhos científicos de estudantes da rede pública do estado.


“O Equinócio é um fenômeno único e o Amapá tem o privilégio de ser um dos poucos lugares do mundo onde se pode observá-lo de forma tão especial. Nossa programação busca aliar conhecimento e cultura, promovendo a divulgação científica e incentivando o turismo regional”, disse Syntia Lamarão, secretária de Turismo.


A programação gratuita é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), além da coordenadoria das mulheres do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) o evento vai contar com assessoria jurídica e orientações sobre combate a violência contra a mulher.


Equinócio


O fenômeno é o alinhamento do sol com a linha imaginária do Equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta. Ele pode ser visto através da sombra do sol que reflete no obelisco do monumento em Macapá.


Durante o Equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. O evento acontece duas vezes ao ano no Amapá, em março e em setembro, e atrai centenas de turistas para o estado.

ree

Quinta feira (20)


das 9h às 17h


  • Visitas dos alunos das escolas públicas, privadas e universitários;

  • Planetário Móvel, coordenado pela Setec;

  • Exposição de trabalhos científicos elaborados por estudantes das escolas estaduais;

  • Venda de artesanato e alimentação;

  • Coordenadoria das mulheres do Tribunal de Justiça do Amapá com assessoria jurídica e orientações sobre combate a violência contra a mulher.



Comentários


bottom of page