Anistia, INSS, Orçamento: os 100 dias de Hugo e Alcolumbre no Congresso
- Delleon Sampaio
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Davi Alcolumbre e Hugo Motta foram eleitos em 1° de fevereiro, com amplo apoio de diferentes partidos; em três meses, buscaram conter a polarização nas Casas e se aproximaram do presidente Lula.

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal completam 100 dias de gestão neste domingo (11). Enquanto o projeto da anistia dominou parte dos debates legislativos, as prioridades da pauta econômica ainda não chegaram à fase final de votações.
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foram eleitos em 1° de fevereiro, com amplo apoio de diferentes partidos. Em pouco mais de três meses, buscaram conter a polarização nas Casas e se aproximaram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Hugo e Alcolumbre acompanharam Lula em viagens internacionais, como o roteiro pela Ásia e o funeral do papa Francisco em Roma — o que impactou nas votações de temas prioritários nas Casas. Entre deputados, a busca por consenso nos projetos têm atrasado o avanço das matérias.
Como o CIDADE NEWS mostrou, das 48 propostas prioritárias listadas pelo governo no início do ano, apenas duas foram aprovadas: as novas regras de alocação de recursos federais em situações de calamidade, que já foram sancionadas por Lula, e a ampliação para 30% nas cotas raciais no serviço público, que ainda aguarda sanção.
Essa última proposta foi aprovada nesta semana. Outros 46 temas prioritários ainda estão em análise. A lista foi apresentada pelo Executivo no início do ano pelo então ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).
Comentarios