top of page

ANEEL MANTÉM BANDEIRA VERMELHA PATAMAR 1 EM NOVEMBRO DEVIDO À BAIXA NOS RESERVATÓRIOS


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve, para o mês de novembro, a bandeira tarifária vermelha patamar 1, o que representa custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A decisão foi anunciada na sexta-feira (31) e ocorre em razão do baixo volume de chuvas e da redução nos níveis dos reservatórios, que afetam a geração de energia hidrelétrica.


Com o cenário menos favorável, será necessário o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo de produção mais elevado, para garantir o abastecimento de energia elétrica no país.


A Aneel destacou ainda que, apesar da expansão da energia solar, a geração fotovoltaica é intermitente e não atende à demanda de forma contínua, especialmente no período noturno.


Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo real da produção de energia, considerando fatores como níveis dos reservatórios, condições climáticas e o uso de fontes complementares.


Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a expectativa para novembro é de uma expansão de 0,9% no consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), impulsionada pelo aumento das temperaturas em várias regiões do país.

“Estamos atentos aos cenários futuros e seguiremos utilizando os recursos disponíveis para garantir a segurança energética e atender plenamente à demanda da sociedade”, afirmou o diretor de Operação do ONS, Christiano Vieira.

 
 
 

Comentários


bottom of page